segunda-feira, 29 de março de 2010

O Sexo e a Saúde

Todos sabemos que uma alimentação correcta e moderada e o exercício físico são importantes para a manutenção da saúde física e mental. O que muitos não sabem ou têm pouca informação, é que o sexo também é muito importante para a saúde e bem-estar.

Pois é, o sexo faz bem à saúde! E o bom sexo ainda faz melhor!!!

Diversos estudos têm revelado esta realidade tida como tabu durante centenas de anos. Durante a relação sexual 40 músculos do nosso corpo são activados e colocados em funcionamento. O sexo aumenta a circulação sanguínea, a pulsação cardíaca e a respiração, promovendo o bom funcionamento do organismo. Por este facto, o sexo pode ser considerado um exercício físico muito completo e bastante mais agradável de praticar que as restantes modalidades desportivas.


Sem dúvida que o sexo, consensual, faz bem a todas as pessoas. A prática sexual regular tem diversos efeitos sobre o quotidiano das pessoas, nomeadamente nos seus comportamentos sociais, aliviando o stress e melhorando a disposição e tolerância das mesmas. Tudo isto proporciona um equilíbrio físico e mental bastante benéfico. Algumas civilizações crêem mesmo que a vida pode ser prolongada com relações sexuais regulares mais do que 3 vezes por semana. Embora não seja possível confirmar a veracidade desta crença, que o sexo faz bem à saúde isso é uma certeza, e se ainda existe a possibilidade de prolongarmos a nossa vida com sexo, porque não fazê-lo com maior regularidade?

O sexo como tratamento de saúde tem inúmeras vantagens! É grátis (normalmente) e não tem dias e horas marcadas.

No entanto, devemos ter sexo regularmente mas não como uma actividade de rotina. As actividades de rotina tornam-se saturantes e consequentemente aumentam o stress, tornando-se deste modo prejudiciais à saúde, nomeadamente mental.

O segredo está então em experimentar e inovar. Se no sexo individual as experiências sexuais apenas dizem respeito à pessoa que as desenvolve (sim é verdade, também podemos praticar sexo sozinhos), nas actividades sexuais com um ou mais parceiros, a regra está em falar com o(s) companheiro(s) sem restrições sobre o que não gosta e aquilo que lhe proporciona mais prazer. Preferencialmente estas conversas dever ocorrer antes das novas experiências sexuais. O sexo é saudável e benéfico mas somente quando ele é uma experiência boa para todas as pessoas envolvidas.

E agora? O que está a pensar em fazer?

Sem comentários:

Enviar um comentário